Pular para o conteúdo principal

Nota de repúdio do DCE FTC à ação da Polícia Militar do Estado da Bahia


O Diretório Central dos Estudantes da FTC, os diretórios e centros acadêmicos repudiam a ação desastrosa, truculenta e que demonstrou falta de preparo da Policia Militar da Bahia  ocorrida no dia 4 de junho na avenida Paralela.
As e os estudantes no direito de ocupar as ruas e revindicar seus direitos, esse conquistado na democratização do nosso país, viveu nesse dia mais um momento que rememora um passado recente de perseguição e tortura. O Movimento Estudantil brasileiro vem lutando para que essas memórias não sejam perdidas e que possamos contar a história a partir da verdade dos fatos. Muitos morreram ou "desapareceram" para garantir o direito de se posicionar e pensar livremente, direito que não abrimos mão.
A Policia Militar do estado da Bahia e a Secretaria de Segurança Pública demonstraram a forma conservadora e despreparada com a qual lidam com a sociedade civil e vem tratando a juventude do nosso estado. Não adianta criar projetos como o Pacto Pela Vida e continuar com grupos de extermínio da juventude, em especial a negra, ou manter oficias que reproduzem a mesmas práticas há décadas. Não há como convivermos com assaltos cotidianos e não contarmos com o aparato policial, assim como quando protestamos ter a Polícia como nosso algoz, desferindo brutalmente balas de borracha e gás de efeito moral para conter uma manifestação pacífica e de luta por nossos direitos.
Nos solidarizamos às e aos estudantes feridos fisicamente e moralmente, assim como seus familiares, nesse momento de dor e revolta. Pedimos esclarecimentos ao governo do estado sobre o episódio e informamos que vamos buscar o Ministério Público para que os responsáveis não fiquem impunes para agredir novamente baianos e baianas que estão em luta.

DCE FTC por uma segurança pública que respeite a vida e o ser humano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB A União dos Estudantes da Bahia - UEB vem a publico declarar apoio a luta dos estudantes da nova Universidade Federal do Oeste Baiano. Em meio tantas lutas e mobilizações no Brasil inteiro por mais avanços na Educação, em Barreiras não é diferente, estudantes se mobilizam e ocupam a Universidade por mais conquistas. A UEB e a UNE encaram a mudança do antigo Campus da UFBA – Barreiras para UFOB como uma grande vitória do movimento estudantil que historicamente lutou pela expansão das universidades por todo Brasil. E é com esse clima de vitória e comemoração que nos somamos à luta dos Estudantes da UFOB por mais qualidade. Acreditamos que, agora, com orçamento próprio a UFOB precisa avançar nas mudanças e tornar a universidade cada vez mais democrática, com mais assistência estudantil, mais infraestrutura. Fazemos o apelo para que a Reitoria possa se comprometer com as bandeiras estudantis, para que assim possamos obte

UNE Divulga Carta Aberta aos Estudantes

CARTA AOS ESTUDANTES BRASILEIROS Brasil, 7 de setembro de 2011 Neste dia de simbolismo inegável e de valor histórico ainda em construção, ecoando com os brados daqueles que, durante os últimos 189 anos, continuam a gritar pela independência de todas e todos brasileiros, deixam-se aqui as seguintes palavras, idéias e sonhos para a classe estudantil da nossa nação. O Brasil dos jovens de 2011 é um país em movimento, cada vez menos dependente de seus grilhões, mas ainda profundamente distante de ser livre. A independência, relembrada neste 7 de setembro, é um processo de caminhar, é o desejo de atravessar a ponte histórica que levará o país ao futuro. É a perspectiva de deixar, na outra margem, a desigualdade social, a opressão e exclusão da juventude, a miséria, a injustiça, os preconceitos de todos os tipos contra as mulheres, negros, idosos, gays, lésbicas, pobres, nordestinos, analfabetos e tantos outros representantes do povo não favorecido deste país. O Brasil dos estudantes dest