Pular para o conteúdo principal

Congresso da ANPG elege nova diretoria


A capital paulistana foi palco do mais importante encontro da Associação Nacional de Pós Graduandos, o seu 23º Congresso Nacional. Durante os dias 3 a 5, a UNIFESP recebeu mais de 2 mil estudantes pós-graduandos de todo o país para votar a nova diretoria da entidade e deliberar sobre a plataforma de atuação que a ANPG seguirá nos próximos dois anos.
O fórum da entidade reuniu 274 delegados, sendo 42% de mulheres, de 45 instituições de ensino superior, que elegeram a mestranda em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Luana Bonone, da “Chapa Unificada”, a nova presidenta. A chapa recebeu o apoio da ex-presidente da entidade, Elisangela Lizardo: “Defendo essa chapa, uma chapa representativa que vai colorar todo o suor liberado por cada pós-graduando desse país”, afirmou.

PLENÁRIA APROVA CARAVANA DA ANPG
Após o anúncio de reajuste de 10% no valor das bolsas, vitória que a entidade conquistou a partir da principal campanha da última gestão, a plenária final aprovou a continuidade da campanha por um reajuste de 40% com a realizaçãode uma Caravana em Brasília, a realizar-se em agosto, após a posse da nova diretoria.
 “Queremos a reposição da inflação e ganho real, mas é preciso uma política permanente de reajustes, valorização e ampliação das bolsas dos pós-graduandos”, defendeu Luana.
Além disso, durante a plenária final, também foram aprovados uma Carta aberta dos estudantes da Universidade de São Paulo, a continuidade da campanha de aumento de 40% nas bolsas e a Caravana da ANPG, em defesa dos 40% do reajuste, que acontecerá em agosto.
Outra resolução aprovada foi a constituição de um novo marco regulatório de ciência e tecnologia para que a pesquisa seja voltada para o desenvolvimentodo país e considere as desigualdades sociais, a difusão da cultura e a ciência humanizada.

DEBATES FOCAM EM DESENVOLVIMENTO NACIONAL
Ao longo dos três dias, convidados, vindos de 18 estados do país, conduziram discussões em grupos debates temáticos, conferências e apresentaram seus trabalhos na mostra científica.
Um dos temas centrais do congresso foi o desenvolvimento nacional, com principal enfoque na urgência da destinação de maiores investimentos para educação, ciência, tecnologia e inovação.
“As novas resoluções acerca da necessidade da produção inovação tecnológica do país carece de uma política econômica que garanta de fato que a indústria nacional, que os setores privados e públicos consigam investir em uma inovação que atenda a demanda de crescimento do país e que, em especial, atenda a demanda de elevação da qualidade de vida do povo”, comentou Elisangela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem