Pular para o conteúdo principal

Professores Ocupam a Assembleia Legislativa da Bahia


Os professores da rede estadual de ensino da Bahia deflagraram greve no dia 11/04 (quarta feira), diante da falta de diálogo por parte do Governo do Estado decidiu em assembleia geral ocupar a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) após ato em frente à governadoria do estado. Cerca de 3 mil pessoas entre trabalhadores, professores e estudantes participaram do ato. Segundo Rui Oliveira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) declarou que a ocupação assim como a greve é por tempo indeterminado, amanhã (19/04), quinta feira, os professores farão nova assembleia geral na ALBA para definir os rumos da greve e se continuarão ocupando o espaço.
A greve foi deflagrada pelo não cumprimento do acordo assinado pelo Governador Jaques Wagner referente ao aumento do salário dos professores em 22,22%, fazendo-se cumprir a lei que regulamenta o piso da categoria.
 Até então o Governador do Estado não se pronunciou positivamente para avançar no diálogo com os professores, primeiro tachou a greve de ilegal e depois Caio Druso, procurador do Estado declarou que será cortado ponto dos professores.
Esperamos que esse impasse seja resolvido da melhor forma possível, a retomada imediata do diálogo.

Abaixo confira vídeo da ocupação:


Nota da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) sobre a greve dos professores:

Professores da rede estadual de ensino, em assembleia realizada quarta feira (11/04) pela manhã, deflagraram greve da categoria por tempo indeterminado. O principal motivo da greve é que o Governo do Estado não cumpriu a Lei Federal que regulamenta o piso salarial dos professores, segundo os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) a greve só irá terminar quando o reajuste de 22,22% for alcançado.
Diante desse cenário, a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), entidade representativa dos estudantes secundaristas da Bahia, que sempre lutou para que a escola fosse um espaço democrático, entende a legitimidade da greve da categoria e apoia a luta das e dos trabalhadores. Reafirmamos a nossa opinião sobre a consolidação de uma educação de qualidade e isso passa pela valorização das e dos profissionais da educação.
Estaremos do lado dos professores, defendendo os direitos da categoria e lutando para que o Governado da Bahia pague o aumento regulamentado pelo MEC. Contamos com a sensibilidade do Governador Jaques Wagner para que esse impasse seja logo resolvido, efetive o direito da categoria já garantido por lei e para que principalmente os estudantes não tenham a qualidade de ensino, que já é precária, ameaçada infligindo às normas regidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...

#LeiCulturaViva Aprovada: Vitoria da Cultura Brasileira!

Aprovado pela Câmara, projeto vai à sanção presidencial Momento histórico para a cultura brasileira. Foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira (1/07) , o projeto de lei que institui o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, o chamado Cultura Viva, e estabelece normas para seu funcionamento. Agora, o documento segue para sanção presidencial. De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o projeto transforma o já existente programa Cultura Viva em Política Nacional. Com sua consolidação como política permanente de estado, a intenção será promover permanentemente a produção, a difusão e o acesso aos direitos culturais dos diferentes núcleos comunitários de cultura. Para a diretora de cultura da UNE, Patrícia de Matos, a aprovação possibilita a superação dos limites burocráticos e institucionais que impedem que essa política possa se desenvolver plenamente. ‘’ Sem dúvida, a aprovação da lei é uma das maiores vitórias dos últimos anos e só foi po...

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...