Pular para o conteúdo principal

23° Congresso da ANPG


Organizado pela entidade irmã da UNE, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), nos próximos dias 3 a 6 de maio será realizado um importante fórum de discussão para pensar na educação do país, o 23º Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG).
O fórum, que tem como tema central “Desafios Brasileiros” pretende debater o papel que a pesquisa, em especial a pós-graduação brasileira, deve jogar para contribuir com o desenvolvimento do País, considerando questões como desenvolvimento das forças produtivas, justiça social e posição do Brasil no cenário internacional.
Para pensar esses desafios, a entidade convidou importantes personalidades como o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp e o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Marcio Pochman. Eles estarão juntos na Conferência Desafios Brasileiros: a ciência como questão nacional, que acontece na quinta-feira (3) de maio às 17h
Durante o congresso também acontecerão grupos de discussão sobre pautas do Movimento Nacional de Pós-graduandos (MNPG), como a campanha pela valorização das bolsas de pesquisa e pautas como combate ao racismo, meio-ambiente, entre outras. Mostra Científica e atividades culturais também compõem a programação.

Mobilização em sua etapa final
Quase todos os preparativos estão prontos para o congresso. Nesse domingo, dia 29, a Comissão de Organização do 23º CNPG se reunirá para discutir como será feito credenciamento e definir a metodologia do congresso.
Os integrantes da diretoria da ANPG que não compõem a Comissão de Organização estão convidados para a reunião do dia 29, tanto para ajudar a conduzir o credenciamento, como para realizar o debate sobre a metodologia.
A ANPG representa os pós-graduandos de todo o País e está presente em importantes espaços o Conselho Superior e o Conselho Técnico-Científico da Capes, o Conselho Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Juventude e a Organização Caribenha e Latino Americana de Estudantes (OCLAE). É a 99ª entidade filiada à Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) e tem realizado uma campanha pela valorização das bolsas de pesquisa que mobiliza APGs e pós-graduandos de todo o País.

Como Participar
 O credenciamento dos delegados foi adiado para o dia 28 de abril, amanhã sábado. O valor do credenciamento foi estabelecido em R$150,00 (cento e cinquenta reais) e dá direito à alimentação, hospedagem e traslado. Para os pós-graduandos matriculados em instituições no município de São Paulo e que não utilizarem a estrutura de hospedagem, a inscrição custa R$50,00.
O que: 23º Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG)
Quando: 3 e 6 de maio
Onde: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Informações: http://www.anpg.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB A União dos Estudantes da Bahia - UEB vem a publico declarar apoio a luta dos estudantes da nova Universidade Federal do Oeste Baiano. Em meio tantas lutas e mobilizações no Brasil inteiro por mais avanços na Educação, em Barreiras não é diferente, estudantes se mobilizam e ocupam a Universidade por mais conquistas. A UEB e a UNE encaram a mudança do antigo Campus da UFBA – Barreiras para UFOB como uma grande vitória do movimento estudantil que historicamente lutou pela expansão das universidades por todo Brasil. E é com esse clima de vitória e comemoração que nos somamos à luta dos Estudantes da UFOB por mais qualidade. Acreditamos que, agora, com orçamento próprio a UFOB precisa avançar nas mudanças e tornar a universidade cada vez mais democrática, com mais assistência estudantil, mais infraestrutura. Fazemos o apelo para que a Reitoria possa se comprometer com as bandeiras estudantis, para que assim possamos obte

UNE Divulga Carta Aberta aos Estudantes

CARTA AOS ESTUDANTES BRASILEIROS Brasil, 7 de setembro de 2011 Neste dia de simbolismo inegável e de valor histórico ainda em construção, ecoando com os brados daqueles que, durante os últimos 189 anos, continuam a gritar pela independência de todas e todos brasileiros, deixam-se aqui as seguintes palavras, idéias e sonhos para a classe estudantil da nossa nação. O Brasil dos jovens de 2011 é um país em movimento, cada vez menos dependente de seus grilhões, mas ainda profundamente distante de ser livre. A independência, relembrada neste 7 de setembro, é um processo de caminhar, é o desejo de atravessar a ponte histórica que levará o país ao futuro. É a perspectiva de deixar, na outra margem, a desigualdade social, a opressão e exclusão da juventude, a miséria, a injustiça, os preconceitos de todos os tipos contra as mulheres, negros, idosos, gays, lésbicas, pobres, nordestinos, analfabetos e tantos outros representantes do povo não favorecido deste país. O Brasil dos estudantes dest