Pular para o conteúdo principal

Organize uma Caravana Livre na sua Universidade


Durante os próximos dias 28 de março a 15 de maio, a União  Nacional dos Estudantes (UNE) rodará 12 estados do país levando aos estudantes a  refletirem e debaterem o Brasil que querem construir para os próximos 10 anos. Trata-se da Caravana UNE Brasil+10, que tem como principal objetivo a produção de um diagnóstico participativo, junto a jovens de diferentes estados e realidades, que possa contribuir no debate e formulação de políticas públicas, ações do movimento social ou do terceiro setor para o desenvolvimento do Brasil nos próximos dez anos.
Além disso, o resultado servirá de base para o Projeto “UNE Brasil  Cidades 2012”, uma plataforma de reivindicações do movimento  estudantil brasileiro a ser entregue para os candidatos a prefeito nas  eleições do segundo  semestre.
A Caravana passará pelas cidades de Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de  Janeiro e São Paulo, mas, pensando na importância do debate, a UNE convoca os estudantes de todo o Brasil a organizarem paralelamente em suas cidades as  Caravanas Livres.
“A caravana Livre é parte do conjunto de atividades da caravana UNE Brasil +10. Queremos que os estudantes organizem em suas universidades atividades que visem discutir  o tema da caravana, o Brasil que queremos construir nos próximos 10 anos, e propor saídas sugestões”, explicou o coordenador do projeto, Patrique Lima.
A UNE disponibilizará em seu site todo o material para subsidiar os debates das caravanas livres, e também convida os  estudantes a  enviarem para o site seus relatos e imagens das atividades, para  que sejam  divulgados nas redes sociais da entidade.

Organize uma Caravana da UNE
Faça a diferença e promova você também debates e intervenções culturais que subsidiem uma reflexão sobre os caminhos e destinos do país na próxima década. Para isso, é simples:
1.  Entre em  contato com a UNE pelo e-mail caravana@une.org.br e envie a sua proposta;
2. Procure o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diretório ou Centro Acadêmico;
3. Marque uma reunião com a reitoria da sua universidade para conseguir apoio;
4.  Junte um grupo de amigos ou estudantes interessados em realizar a Caravana;
5.  Divida entre esse grupo as funções. Cada grupo deve ser responsável por uma parte da produção: logística, debate e atividades culturais, por exemplo;
6. Reserve os espaços na universidade com antecedência;
7. Peça à pessoa mais ligada à  comunicação que envie para o e-mail da UNE uma matéria jornalística falando como será a sua Caravana. Depois, envie também um relato, com fotos em  boa qualidade, sobre como foi o dia de atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem