Pular para o conteúdo principal

“75 anos com a cara pintada de Brasil, a UNE somos nós, nosso samba, nossa voz”



Com a canção “75 anos com a cara pintada de Brasil, a UNE somos nós, nosso samba, nossa voz” a escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, se prepara para o carnaval 2012 convocando o movimento estudantil para uma grande mobilização, dessa vez nas ruas Complexo Cultural do Porto Seco, sambódromo da cidade.
De acordo com o presidente da escola, Maurício Nunes, a escolha do tema para samba-enredo se deu por conta da relação direta existente entre a história da UNE e do Brasil. “Isso basta para a realização de um grande trabalho. O público em geral tem aceitado bem o samba enredo”, comentou.
“O samba-enredo conseguiu traduzir a combatividade e a luta da UNE e dos estudantes brasileiros nos últimos 75 anos. É uma homenagem à juventude e à história do Brasil. A UNE sempre esteve na vanguarda das lutas e conquistas do nosso país e agora todos poderão ver um pouco dessa trajetória através do carnaval da sempre campeã Imperatriz Dona Leopoldina”, comemorou a diretora da UNE no RS, Ana Lúcia Velho.

Surgimento da Imperatriz Leopoldina
A escola tem sua história e fundação, em 5 de janeiro de 1981, muito ligada aos movimentos sociais. Nessa época, a comunidade que formaria a Cohab Leopoldina lutava por moradia e passou a ocupar os prédios abandonados da antiga COHAB de Porto Alegre, localizada na maior área populacional da cidade, vizinha dos limites com Alvorada, próxima cidades limites de Viamão e Cachoeirinha.
Do surgimento dessa comunidade nasceu o eixo da paixão que envolve os componentes da escola Imperatriz Leopoldiona. Uma característica marcante da comunidade é a sua grande população jovem e a enorme identificação com as lutas históricas da UNE. “A escola tradicionalmente conta com muitos jovens nas suas fileiras, no próximo ano vai ser invadida por estudantes que ajudarão a cantar essa história”, comenta Ana Lúcia.

UNE na avenida
O organograma do desfile já está definido, e a história das lutas da UNE e dos principais acontecimentos culturais e de mobilização dos estudantes a cada década, serão representadas em cinco alas diferentes do desfile.
A escola conta com a experiência do carnavalesco Chico Passos, campeão do Carnaval de 2010 com um enredo em homenageando Beth Carvalho, para desenhar e montar os protótipos das fantasias e da Comissão de Frente.
E a escola também está providenciando uma grande festa de lançamento do carnaval 2012. O objetivo é conquistar o bi campeonato. “Nós esperamos mobilizar os estudantes e a juventude em geral com esta homenagem, em todas as alas e setores da escola, disponibilizaremos espaços para a participação de todos”, finaliza Maurício.

Letra da Música
Coragem é a vanguarda juvenil
Em tempos de mexer balangandans
Buscavam esperança pro Brasil
Na fé vão quebrando barreiras
A “PAZ” era a sua bandeira
Rebelde sim, de coração
O que é nosso ninguém tira vale ouro
A legalidade, a liberdade de expressão
                                                          
Do Mané pro Pelé a galera gritou… é gol
Um estilo dançante tão lindo surgiu
Dos anos dourados a lembrança ficou
A força da união estudantil

Tormenta, repressão, tirania, o povo não agüenta
Do lado mais fraco a corda arrebenta
Um clamor pelas ruas se fez ecoar
Caminhando, cantando seguindo a canção
Somos todos iguais, armados ou não
Quero seguir… é proibido proibir
De cara pintada meu anseio é maior
E mostro a cara pro futuro ser melhor
O tempo não pára, o sol vai nascer
Sou um guerreiro LEOPOLDINA até morrer

Minha coroa faz você tremer
Meu pavilhão é que me faz chorar
O samba, que hoje “UNE” todos nós
Comunidade Imperatriz é nossa voz
Por Vivian Fróes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...

#LeiCulturaViva Aprovada: Vitoria da Cultura Brasileira!

Aprovado pela Câmara, projeto vai à sanção presidencial Momento histórico para a cultura brasileira. Foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira (1/07) , o projeto de lei que institui o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, o chamado Cultura Viva, e estabelece normas para seu funcionamento. Agora, o documento segue para sanção presidencial. De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o projeto transforma o já existente programa Cultura Viva em Política Nacional. Com sua consolidação como política permanente de estado, a intenção será promover permanentemente a produção, a difusão e o acesso aos direitos culturais dos diferentes núcleos comunitários de cultura. Para a diretora de cultura da UNE, Patrícia de Matos, a aprovação possibilita a superação dos limites burocráticos e institucionais que impedem que essa política possa se desenvolver plenamente. ‘’ Sem dúvida, a aprovação da lei é uma das maiores vitórias dos últimos anos e só foi po...

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...