Pular para o conteúdo principal

Revolta do Buzu Vitória da Conquista

E mais um dia de manifestações na cidade de Vitória da Conquista.


                                                                                                                                
   Desde que a tarifa do transporte “público” da cidade teve o aumento de 11% saindo de R$ 1,90 para R$ 2,10 no dia 25 de julho (período de recesso escolar), os estudantes se organizaram junto com representantes das entidades estudantis (UNE, UBES, UEB e ABES) em assembléias e na ultima quarta-feira dia 06 de julho foram construídos grandes manifestações na luta pela revogação imediata do aumento da tarifa, implantação do bilhete único, ampliação dos postos de recargas, meia passagem o ano inteiro, aumento nas cotas de meia passagem estudantil e renovação total da frota com acessibilidade aos portadores de deficiência.  
   É sabido que o transporte público da Bahia, bem como de todo Brasil, passam por grande crise, com raras as exceções, um serviço público no qual são cobrados valores exorbitantes, dificultando o acesso e cerceando o direito de ir e vir de uma grande parcela da sociedade. Na cidade de Salvador no início do ano (período de férias) foi deflagrado um aumento no transporte público de quase 15% saindo de 2,20 para 2,50, houve também uma grande mobilização estudantil com várias pautas, o prefeito se recusou a discutir com os estudantes, que mesmo assim conseguiram garantir algumas vitórias como Reforma da Estação da Lapa que já teve o projeto apresentado meia passagem estudantil a estudantes de cursos técnicos que foi aprovada na câmara legislativa, mas está com dificuldades de implantação. Na cidade de Vitória da Conquista o quadro tem se tornado bastante diferente, o prefeito Guilherme Menezes tem se mostrado aberto ao diálogo no dia 11 de julho (segunda-feira) o Prefeito recebeu estudantes e os presidentes das Entidades Baianas (Luciano Marques – Presidente da UEB e Aline Lima – Presidente da ABES) durante a recepção do governador da Bahia Jaques Wagner, na oportunidade ouve um pequeno debate sobre a crise que teve continuidade à noite.

(Ouça um pequeno trecho do debate extraído do http://www.blogdoanderson.com)



    A noite durante a continuação do debate foi apresentada ao Prefeito e principais lideranças do município a carta aberta de reivindicação, o prefeito parabenizou os estudantes pela iniciativa e disse que críticas trazem benefícios para quem está disposto a dialogar, só não traz para quem não está disposto a ouvir críticas.





 No dia 20 de Julho (quarta-feira) acontecerá uma nova conversa dos estudantes, representantes das entidades estudantis com o prefeito Guilherme Menezes e principais lideranças do município de Vitória da Conquista, até lá as manifestações irão continuar a todo vapor.





Confira abaixo entrevista com o novo Presidente da União dos Estudantes da Bahia (Luciano Marques) que tomou posse no ultimo dia 03 de Julho e já está em sua primeira atividade na cidade de Vitória da Conquista desde o dia 06.
(Vídeo extraído do site http://www.nucleodenoticias.com.br/)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB A União dos Estudantes da Bahia - UEB vem a publico declarar apoio a luta dos estudantes da nova Universidade Federal do Oeste Baiano. Em meio tantas lutas e mobilizações no Brasil inteiro por mais avanços na Educação, em Barreiras não é diferente, estudantes se mobilizam e ocupam a Universidade por mais conquistas. A UEB e a UNE encaram a mudança do antigo Campus da UFBA – Barreiras para UFOB como uma grande vitória do movimento estudantil que historicamente lutou pela expansão das universidades por todo Brasil. E é com esse clima de vitória e comemoração que nos somamos à luta dos Estudantes da UFOB por mais qualidade. Acreditamos que, agora, com orçamento próprio a UFOB precisa avançar nas mudanças e tornar a universidade cada vez mais democrática, com mais assistência estudantil, mais infraestrutura. Fazemos o apelo para que a Reitoria possa se comprometer com as bandeiras estudantis, para que assim possamos obte

UNE Divulga Carta Aberta aos Estudantes

CARTA AOS ESTUDANTES BRASILEIROS Brasil, 7 de setembro de 2011 Neste dia de simbolismo inegável e de valor histórico ainda em construção, ecoando com os brados daqueles que, durante os últimos 189 anos, continuam a gritar pela independência de todas e todos brasileiros, deixam-se aqui as seguintes palavras, idéias e sonhos para a classe estudantil da nossa nação. O Brasil dos jovens de 2011 é um país em movimento, cada vez menos dependente de seus grilhões, mas ainda profundamente distante de ser livre. A independência, relembrada neste 7 de setembro, é um processo de caminhar, é o desejo de atravessar a ponte histórica que levará o país ao futuro. É a perspectiva de deixar, na outra margem, a desigualdade social, a opressão e exclusão da juventude, a miséria, a injustiça, os preconceitos de todos os tipos contra as mulheres, negros, idosos, gays, lésbicas, pobres, nordestinos, analfabetos e tantos outros representantes do povo não favorecido deste país. O Brasil dos estudantes dest