Pular para o conteúdo principal

52° Congresso da UNE





Com o tema “Educação tem que ser 10, 10% do PIB para educação” durante os dias 13 a 17 de Julho, acontecerá em Goiânia o maior encontro da juventude Brasileira, mais de 10 mil jovens se encontrarão no 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) para importantes debates, definir as bandeiras de luta da UNE pelos próximos 2 anos e Eleger uma nova diretoria para a entidade.
Fundada em 11 de agosto de 1937, há 74 anos, a UNE já protagonizou várias lutas importantes para a construção da democracia no Brasil, pela soberania nacional e por um Brasil de todos. Entre as grandes lutas que a UNE travou então a de 1942 luta contra forças fascistas durante a 2° Guerra mundial em oposição ao governo de Hitler e Mussolini e a campanha de doação de sangue aos campos de batalha, a de 1957 na luta “O petróleo é Nosso”  a UNE foi uma das maiores defensoras da criação da Petrobras fortalecendo assim a soberania nacional, lutou contra a ditadura militar durante todo tempo que ela durou a passeata dos Cem Mil em 1968 foi uma das maiores mobilizações contra o regime autoritário, Fora Collor, fora FHC entre muitas outras lutas que mobilizaram milhares de jovens para a construção de um Brasil mais forte, mais soberano e mais inclusivo, recentemente a UNE conquistou junto com outras entidades de representação estadual e nacional a aprovação no Congresso Nacional da Emenda UNE, que destina 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação que infelizmente foi vetado pelo governo anterior.
Esse congresso é um dos mais importantes para a organização dos jovens estudantes do Brasil, em um momento em que a economia está aquecida e com boas expectativas de mais crescimento, assistimos os quadros caóticos da Educação Brasileira que tem avançado, mas a passos muito lentos, mas que pode dar um grande salto mudando a cara do nosso Brasil.
O 52° Congresso da UNE será um dos mais representativos da história da entidade, mais 6 mil delegados foram eleitos em mais 93% das universidades onde houveram eleições para eleger os delegados que irão representar sua respectiva Instituição de Ensino Superior públicas e privadas.
A etapa estadual do Congresso da UNE aconteceu entre os dias 1 e 3 de Julho, na Bahia o Congresso da UNE chegou a 100% das IES, atingindo assim uma marca histórica.
Todos Estão convidados a participar do Congresso da UNE, esperamos todos vocês lá, todos que participarem do congresso receberão um certificado de participação com carga horária superior a 30 horas.





















Relembre os momentos mais marcantes da última gestão da UNE 
(Clike na imagem abaixo)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB A União dos Estudantes da Bahia - UEB vem a publico declarar apoio a luta dos estudantes da nova Universidade Federal do Oeste Baiano. Em meio tantas lutas e mobilizações no Brasil inteiro por mais avanços na Educação, em Barreiras não é diferente, estudantes se mobilizam e ocupam a Universidade por mais conquistas. A UEB e a UNE encaram a mudança do antigo Campus da UFBA – Barreiras para UFOB como uma grande vitória do movimento estudantil que historicamente lutou pela expansão das universidades por todo Brasil. E é com esse clima de vitória e comemoração que nos somamos à luta dos Estudantes da UFOB por mais qualidade. Acreditamos que, agora, com orçamento próprio a UFOB precisa avançar nas mudanças e tornar a universidade cada vez mais democrática, com mais assistência estudantil, mais infraestrutura. Fazemos o apelo para que a Reitoria possa se comprometer com as bandeiras estudantis, para que assim possamos obte

UNE Divulga Carta Aberta aos Estudantes

CARTA AOS ESTUDANTES BRASILEIROS Brasil, 7 de setembro de 2011 Neste dia de simbolismo inegável e de valor histórico ainda em construção, ecoando com os brados daqueles que, durante os últimos 189 anos, continuam a gritar pela independência de todas e todos brasileiros, deixam-se aqui as seguintes palavras, idéias e sonhos para a classe estudantil da nossa nação. O Brasil dos jovens de 2011 é um país em movimento, cada vez menos dependente de seus grilhões, mas ainda profundamente distante de ser livre. A independência, relembrada neste 7 de setembro, é um processo de caminhar, é o desejo de atravessar a ponte histórica que levará o país ao futuro. É a perspectiva de deixar, na outra margem, a desigualdade social, a opressão e exclusão da juventude, a miséria, a injustiça, os preconceitos de todos os tipos contra as mulheres, negros, idosos, gays, lésbicas, pobres, nordestinos, analfabetos e tantos outros representantes do povo não favorecido deste país. O Brasil dos estudantes dest