Pular para o conteúdo principal

Jornada de Lutas da UEB e ABES, mobiliza estudantes no Centro de Salvador

A manifestação começou no Campo Grande e percorreu a avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves. Durante todo o percurso, os estudantes protestaram contra o aumento da tarifa do transporte coletivo e pediram a reativação do Conselho Municipal de Transporte, que são bandeiras prioritárias para o movimento estudantil de Salvador; reivindicaram ainda a reestruturação de escolas e universidades estaduais, além do investimento de 50% dos recursos oriundos da exploração do pré-sal e de 10% do PIB na educação, uma pauta histórica do movimento estudantil.

“Nós tivemos o PNE aprovado em 2001 com a meta de 7% para a educação, mas sua validade acabou em 2010, sem chegar à 4,5% do PIB em educação. O saldo não foi tão quantitativo em relação ao período anterior. Hoje, o governo está apresentando um novo PNE ainda com 7% para a educação e nós estamos fazendo manifestações em todo o país para pressionar o governo pela implementação imediata de 7% do PIB no PNE, mas que até 2014 chegue aos 10% para a educação. O governo precisa sinalizar com esta possibilidade”, acrescentou Meira.

Os estudantes estão reivindicando também que a educação fique fora do corte de gastos do orçamento anunciado no início do ano pelo governo federal. “O governo já cortou 10% da verba de custeio das universidades, que envolve assistência estudantil. Nós estamos ai nos apresentando nas ruas para pedir que Dilma volte atrás. O corte é contraditório com as políticas implementadas para garantir o acesso de mais estudantes pobres nas universidades, com a reserva de vagas, os novos cursos e os cursos noturnos. Isto aumenta a demanda por assistência estudantil. Se as universidades já não conseguem dar conta da demanda hoje, que dirá com os cortes”, argumenta o presidente da UEB.

A reestruturação das universidades e escolas estaduais também são pautas prioritárias para a UEB. “Esta é uma bandeira da nossa gestão à frente da UEB. Queremos retomar uma discussão mais responsável sobre os problemas das universidades estaduais. Sobre a falta de professores, os problemas com as bibliotecas, com a falta de assistência estudantil, além da implementação do Plano Estadual de Assistência Estudantil, com rubrica específica no orçamento”, disse Vladimir Meira.

A manifestação de hoje foi apenas o início de um calendário de atividades que deve movimentar os estudantes nos próximos meses. No dia 28, tem jornada de lutas na Unime de Lauro de Freitas, onde os alunos estão reivindicando redução da mensalidade e mais qualidade no ensino. No dia 29, o pessoal da UESC em Itabuna/ Ilhéus vai fazer uma jornada de lutas, com manifestações na porta da universidade para convocar os estudantes para virem a Salvador no dia 30, ocupar a Secretaria de Educação para pedir ao governo do estado que volte atrás no decreto que cortou as verbas das universidades estaduais e ao mesmo tempo reivindicar a implantação do Plano Estadual de Assistência Estudantil.

Depois tem a reunião do Coeeg (Conselho Estadual de Entidades Gerais) da UEB, no dia 7 de abril, seguida do encontro Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais) da UNE, que acontece entre os dias 8 e 10 de abril. Logo depois começa a mobilização para o Congresso da UEB, que deve ocorrer em julho. 


Com informações 
Vermelho Bahia
(Eliane Costa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...