Pular para o conteúdo principal

Posse DCE da UFBA



No dia 4 de Abril, tomou posse para gestão de um ano e meio a Chapa vencedora do processo eleitoral do DCE da UFBA, a Chapa Viração foi eleita em votação histórica do Movimento Estudantil Baiano que obteve quorum eleitoral de mais de 8 mil votantes. UNE e UEB participaram do Conselho de Entidades de Base que empoçou a chapa eleita. O DCE da UNEB também marcou presença e desejou sucesso a nova gestão.
Durante o CEB foi aprovada uma Nota de Pesar pelo Assassinato de Fábio dos Santos Silva, militante do MST que tombou na luta pela reforma agrária, Fábio foi assassinado na frente da Família com mais de 10 tiros.
Confiram a Nota na íntegra:

NOTA DE PESAR PELO ASSASSINATO DE FÁBIO DOS SANTOS SILVA
O abril deste ano de 2013 começou manchado pela crueldade de mais um crime. Dessa vez, um dirigente do MST da Bahia, Fábio dos Santos Silva, foi covardemente assassinado. Ele foi encontrado morto, com 15 tiros no corpo, na região de Iguaí. Sendo que já sofria ameaças de morte desde o ano de 2010. Os motivos, como cada um de nós já podemos imaginar, estão intrinsecamente ligados à propriedade de terra.
Desde a nossa formação enquanto Estado que os latifundiários do nosso país ameaçam, matam e abusam de centenas de famílias sem-terra. O ocorrido com Fábio demonstra somente uma parte da violência e perseguição com que o MST ainda é tratado. Quantos companheiros têm o mesmo fim de Fábio e nem sequer aparecem nos noticiários? Quantas famílias convivem com o medo de perder suas vidas na luta pela terra? Uma luta que é legítima. Uma terra que deveria servir para outra coisa que não tirar vidas e acirrar conflitos. Enquanto a concentração de terra persistir, enquanto famílias não tiverem onde plantar nem onde viverem, muitos Fábios serão vítimas de latifundiários que assassinam o nosso direito à vida, à terra e à dignidade humana.

Junto a cada integrante do MST que tiver sua vida arrancada e violada, estaremos em luta. Seguiremos em frente, guiados por esse movimento que há mais de 30 anos vem dando verdadeiros exemplos de como manter a cabeça erguida, passando por cima de toda covardia, autoritarismo e atrocidade da elite brasileira. Não sairemos das ruas até que a reforma agrária passe de horizonte esperançoso à concretude social. Essa luta não é só dos movimentos sociais, não é só do MST, nem se restringe ao campo. Ela é de todas e todos que não se conformam com a desigualdade, com a opressão e com a impunidade.
O movimento estudantil da UFBA torna pública, nessas linhas, a profunda tristeza que sentimos com o assassinato do companheiro Fábio dos Santos Silva. Explicitamos também, a certeza de que lutaremos ao lado do MST, cobrando punição para o crime. Esperamos, em breve, dedicar algumas linhas a um outro abril. Um abril vermelho, vitorioso para o MST e para cada brasileira e brasileiro que luta pela reforma agrária e pelo fim das desigualdades e opressões sociais.

Fábio:
PRESENTE, PRESENTE, PRESENTE!
Salvador, 04 de Abril de 2013
Conselho de Entidades de Base
Diretório Central dos Estudantes da UFBA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt , Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diver...

Confira a Programação do 5° Congresso da UEB

PROGRAMAÇÃO 5° Congresso da União dos Estudantes da Bahia Credenciamento - Valor R$ 20,00 14 de junho – sexta-feira Abertura: 19h: Ato de abertura do Congresso – Leitura e aprovação do regimento. 15 de junho – sábado – manhã Debate: Desafios do Ensino Superior baiano - Expansão com Qualidade de Ensino e Assistência Estudantil. Horário:  8h 15 de Junho – sábado – tarde Painel 1: Tema: Para onde vão as Universidades Estaduais? Um debate sobre financiamento e qualidade das estaduais da Bahia. Horário: 13h Painel 2: Tema: A regulamentação do Ensino Superior Privado e a implementação de políticas de permanência estudantil. Horário: 13h Painel 3: As Novas Federais: Implementação a serviço do desenvolvimento do Estado.   15 de junho – sábado – tarde – 2° parte   ABERTURA COPA DAS CONFEDERAÇÕES Brasil X Japão Horário: 15:30h 15 de junho – sábado – tarde – 3° parte  GRUPOS DE DISCUSSÃO – GD’s 15 de junho ...