Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho.
A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt, Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros. A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diversos grupos que se organizam nas universidades.
O tom do 4º congresso pós- reconstrução foi dada pela questão das universidades estaduais, em defesa de mais autonomia, revogação da lei 7176/97, maior financiamento e investimento em assistência estudantil. A nova direção eleita terá o desafio de apresentar um plano de reestruturação para as universidades estaduais, avaliar o desempenho do REUNI nas Universidades Federais do estado, combater o aumento de mensalidades nas faculdades e universidades privadas além barrar invasão do capital estrangeiro nessas instituições, e ajudar a desenvolver uma ampla política de assistência estudantil, o evento reuniu mais de 300 estudantes do estado da Bahia.
“A UEB e a UNE estão preparadas para buscar mais conquistas e travar lutas sempre em busca de uma Bahia e um Brasil mais justo, estamos muito motivados na véspera do CONUNE, processo que mobiliza milhares de estudantes pelo Brasil, esse é o maior patrimônio da UNE.” Disse Augusto Chagas, presidente da UNE que participou da programação do Congresso.
“O CONUEB foi rico no debate político, participativo, foram apresentadas varias proposições pelo conjunto dos estudantes que souberam conviver com a diversidade de opiniões, a UEB inicia uma nova gestão com o animo renovado para tocar a luta em todas as regiões do estado e fazer com que nossa entidade esteja cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes baianos.”
Disse Luciano Marques, estudante de direito da UNIME- Lauro de Freitas eleito presidente da entidade para o próximo biênio.
Estiveram Presentes no 4° Congresso da UEB Augusto Chagas (Presidente da UNE), Tiago Ventura (Vice-Presidente da UNE), Tassio Brito (Terceiro Vice-Presidente da UNE), Harlen Oliveira (Tesoureiro Geral da UNE) André Vitral (Diretor de comunicação da UNE), Daniel Illiescu (Diretor de Relações Internacionais da UNE) e Joana Parolli (Diretora de Privadas da UNE), Cledisson Junior (Diretor de Combate ao Racismo da UNE), Maurício Guimarães (Vice-UNE Bahia), Juremar de Oliveira (Presidente do Conselho Estadual de Juventude da Bahia), Angela Guimarães (Conselho Nacional de Juventude), Javier Alfaya (Ex-Presidente da UEB) Entre outros.
Comentários
Postar um comentário