Pular para o conteúdo principal

UNE Prepara Comemoração dos 75 Anos e Aprova Documentos Importantes


Às vésperas de completar 75 anos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) protagoniza uma das mais importantes batalhas pela educação brasileira, a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) com a destinação de 10% do PIB para o setor. Os estudantes obtiveram uma importante vitória quando o texto passou positivamente pela Câmara, no dia 26 de junho.
No último dia 26/07, os dezessete membros da diretoria executiva da UNE se reuniram na sede da entidade, em São Paulo, para uma reunião estratégica. Importantes documentos que oficializam a postura da UNE nesse sentido foram aprovados.

RESOLUÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Um dos principais pontos foi a aprovação de um documento para cobrar uma posição e resposta do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, em relação à carta de reivindicações entregue pelos estudantes no último dia 26 de junho.
No documento, a UNE exige negociação e mais compromisso do governo com os rumos da educação no país. Entre os itens destacados estão:
- 10% do PIB e 50% dos royalties e do Fundo Socialdo Pré-sal para educação pública!
- Triplicação do orçamento do PNAES em 2013,construção de moradias e restaurantes universitários.
- Investimento imediato de recursos para a conclusão das obras inacabadas do REUNI;
- Concurso público para oito mil novos professores e servidores técnico-administrativos nas universidades federais e convocação imediatada de 1.400 professores e servidores já concursados;
- Reajuste imediato das bolsas-permanência e demérito acadêmico;
- Gestão democrática nas universidades federais:paridade nas eleições para reitoria e demais órgãos de deliberação;
- Aprovação de um PNE à altura dos desafios do Brasil;
Outras duas moções também foram aprovadas, uma pela derrubada do veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de PROIES e a outra de apoio às cotas da UFRGS.
O PROIES é um projeto que propõe a troca de R$15 bilhões de dívidas das universidades particulares em 560 mil bolsas de estudo a serem oferecidas nos próximos quinze anos. Diante disso, o deputado federal Vicente Cândido apresentou uma emenda que diferencia o tratamento dado às universidades de capital estrangeiro, excluindo-as do programa. No entanto, a Presidente Dilma vetou o artigo que traz esta diferenciação. A União Nacional dos Estudantes se posiciona contrariamente a este veto e exige sua imediata derrubada.
Em relação à UFRGS, a UNE apoia a luta da comunidade acadêmica da universidade pela aprovação de seu projeto de ações afirmativas.

PLATAFORMA ELEITORAL DA UNE PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
No próximo dia 7 de outubro, os mais de cinco mil municípios brasileiros elegerão os seus novos representantes prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras. A União Nacional dos Estudantes entende que é através do debate qualificado e democrático que se dá a oportunidade de elevar o nível de consciência política da sociedade.
Por isso, entendendo a importância desse momento para construção de um país mais democrático, a entidade aprovou na reunião sua plataforma política com temas e propostas que considera fundamentais nessas eleições. As propostas estão separadas entre os temas educação; mobilidade urbana;esporte e saúde; cultura e comunicação; meio ambiente; democratização da gestãoe participação popular; segurança pública.
No documento, a entidade também lamenta a realização de eleições sem que o congresso tenha aprovado uma reforma política que democratize o processo eleitoral, garantindo mais transparência, financiamento público das campanhas e maior identidade programática das candidaturas apresentadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt , Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diver...

Confira a Programação do 5° Congresso da UEB

PROGRAMAÇÃO 5° Congresso da União dos Estudantes da Bahia Credenciamento - Valor R$ 20,00 14 de junho – sexta-feira Abertura: 19h: Ato de abertura do Congresso – Leitura e aprovação do regimento. 15 de junho – sábado – manhã Debate: Desafios do Ensino Superior baiano - Expansão com Qualidade de Ensino e Assistência Estudantil. Horário:  8h 15 de Junho – sábado – tarde Painel 1: Tema: Para onde vão as Universidades Estaduais? Um debate sobre financiamento e qualidade das estaduais da Bahia. Horário: 13h Painel 2: Tema: A regulamentação do Ensino Superior Privado e a implementação de políticas de permanência estudantil. Horário: 13h Painel 3: As Novas Federais: Implementação a serviço do desenvolvimento do Estado.   15 de junho – sábado – tarde – 2° parte   ABERTURA COPA DAS CONFEDERAÇÕES Brasil X Japão Horário: 15:30h 15 de junho – sábado – tarde – 3° parte  GRUPOS DE DISCUSSÃO – GD’s 15 de junho ...