Pular para o conteúdo principal

Para que não se esqueça. Para que Nunca mais aconteça


O período nefasto da ditadura militar, quando centenas de jovens desapareceram, ficará na memória de todos os brasileiros para sempre. Com o mote “Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça”, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) iniciou o seus trabalhos no último dia 16 de maio, para investigar as violações dos direitos humanos durante o período de 1946 a 1988.
Agora, entidades da sociedade civil se organizam para cobrar da Comissão Nacional da Verdade que seu trabalho seja desempenhado. No último dia 30 de julho a CNV recebeu de organizações da sociedade civil um vasto material, contendo informações, documentos e sugestões para incorporar ao seu trabalho de investigação.
“A comissão Nacional da Verdade foi montada sem que houvesse conversa com as organizações da sociedade civil. Portanto, Apresentamos a eles alguns pontos relevantes para nós”, explicou Betty Almeida, membro do Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Distrito Federal.
Democratizar o debate é um dos principais pontos colocados pelo documento apresentado à CNV. Betty ressaltou a importância de, a exemplo da Comissão montada no Peru, a CNV brasileira realizar audiências públicas “É fundamental que a sociedade tome conhecimento de que houve a ditadura e participe do processo da Comissão”, explicou.

UNE PRESTA HOMENAGEM COM EXPOSIÇÃO
O período da ditadura  é lembrado pelo desaparecimento de centenas de cidadãos brasileiros, entre eles, um número enorme de estudantes e lideranças da UNE, que travavam batalha incansável contra o regime autoritário e antidemocrático imposto. A lista oficial de desaparecidos durante a ditadura, com a qual a Comissão da Verdade trabalha, contém 457 nomes. Somente no livro “Direito à Memória e à Verdade”, publicação de 2007 da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, são mencionados mais de 100 estudantes desaparecidos ou executados.
Ao completar seus 75 anos, a UNE prestou suas homenagens com uma instalação dedicada à memória de alguns desses estudantes. “Levamos esse debate aos 75 anos da UNE para cobrar a Comissão Nacional da Verdade para que sejam esclarecidas as condições e paradeiros e explicados o que aconteceu com nossos estudantes desaparecidos, que tem em Honestino Guimarães sua maior representação”, explicou o presidente da entidade, Daniel Iliescu.
Um “Corredor da Verdade”, com luzes e sombras contrastando e sal grosso no chão dava as boas vindas aos convidados da celebração. Tratava-se de uma exposição de fotos com as silhuetas dos estudantes desaparecidos na ditadura militar. Figuras como Edson Luís e Honestino Guimarães ultrapassavam os cartazes com suas sombras fixadas nas paredes, como se ainda quisessem se fazer presentes.
“A UNE, assim como essas entidades da sociedade civil, considera muito saudável todo e qualquer esforço por democratizar esse debate na sociedade”, afirmou Iliescu, citando casos como as Comissões da Verdade da Argentina e Uruguai, que abriram o debate à população, envolvendo centenas de pessoas nos seus trabalhos. “Foi importante para democratizar e amplificar a luta pela memória e justiça”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt , Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diver...

Confira a Programação do 5° Congresso da UEB

PROGRAMAÇÃO 5° Congresso da União dos Estudantes da Bahia Credenciamento - Valor R$ 20,00 14 de junho – sexta-feira Abertura: 19h: Ato de abertura do Congresso – Leitura e aprovação do regimento. 15 de junho – sábado – manhã Debate: Desafios do Ensino Superior baiano - Expansão com Qualidade de Ensino e Assistência Estudantil. Horário:  8h 15 de Junho – sábado – tarde Painel 1: Tema: Para onde vão as Universidades Estaduais? Um debate sobre financiamento e qualidade das estaduais da Bahia. Horário: 13h Painel 2: Tema: A regulamentação do Ensino Superior Privado e a implementação de políticas de permanência estudantil. Horário: 13h Painel 3: As Novas Federais: Implementação a serviço do desenvolvimento do Estado.   15 de junho – sábado – tarde – 2° parte   ABERTURA COPA DAS CONFEDERAÇÕES Brasil X Japão Horário: 15:30h 15 de junho – sábado – tarde – 3° parte  GRUPOS DE DISCUSSÃO – GD’s 15 de junho ...