Pular para o conteúdo principal

Nota oficial da UNE contra Golpe no Paraguai



A União Nacional dos Estudantes (UNE) condena o golpe ocorrido nesta sexta-feira, dia 22 de junho, no Paraguai, país vizinho que vem consolidando com o seu presidente, Fernando Lugo, um novo ciclo político de valorização do povo paraguaio, aprofundamento da democracia nesse pais e contribuindo na integração latino-americana.
A UNE denuncia um golpe branco para derrubar o primeiro presidente popular eleito após mais de seis décadas de uma sofrida historia paraguaia. Por mais de 60 anos, o povo paraguaio esteve nas mãos de uma única elite de um único partido.
As mudanças que começaram a ser engrenadas pelo presidente paraguaio, Fernando Lugo, buscando avançar, por exemplo, na reforma agrária, colocou novamente em alerta a elite que agora financia um golpe “relâmpago”.
A UNE –que em seus 75 anos de vida em defesa da democracia lutou contra o nazi-facismo, combateu com bravura uma ditadura militar no Brasil, colocou-se firme contra o neoliberalismo e outras tentativas de golpes de uma elite nacional– apoia a decisão da União das Nações Sul-Americnas (Unasul) e outros organismos internacionais que manifestaram que não concordam com a destituição e que não vão reconhecer outro presidente.
A UNE repudia a decisão do Congresso Paraguaio de destituir do cargo o presidente Lugo que vinha conduzindo um enfrentamento com os grandes proprietários de terras.
Não podemos nos esquecer que diante de um processo de início de revoluções democráticas na América Latina, países como Venezuela, Bolívia e Honduras sofreram tentativas de reverses parecidos com o que a gente vê no Paraguai, tendo as elites conservadoras como eixos sustentadores de golpes.
A UNE se indigna e se mostra preocupada com o impedimento à continuidade de governos progressistas em nosso continente. O importante agora é garantir a integridade física de Fernando Lugo e do povo paraguaio. Essa história que insiste em se repetir não passará!

União Nacional dos Estudantes
22 de junho de 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt , Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diver...

UNE Convoca Reunião da Diretoria Plena

Com o objetivo de discutir pontos relevantes das bandeiras de luta do movimento estudantil no Brasil e em cada região do país, a União Nacional dos Estudantes convoca a reunião de sua diretoria plena para os dias 7 e 8 de fevereiro, em São Paulo. Essa é a 2ª reunião do pleno realizada nesta gestão e deve contar com a participação de dirigentes de todos os estados brasileiros e apoio de diversas entidades ligadas ao movimento estudantil. A diretoria plena da UNE é composta por 85 integrantes, mas a reunião é aberta e qualquer estudante pode participar. “Gostaríamos de convidar os representantes de DCEs, DAs, CAs, federações e outras entidades. É interessante a participação de toda a rede do movimento para que possamos planejar de maneira democrática as próximas atividades da gestão. É um momento de muito entusiasmo e muita expectativa dos estudantes brasileiros”, ressaltou o presidente da UNE, Daniel Iliescu. A ocasião é importante, pois a diretoria plena da entidade se reúne...