Pular para o conteúdo principal

Professores Ocupam a Assembleia Legislativa da Bahia


Os professores da rede estadual de ensino da Bahia deflagraram greve no dia 11/04 (quarta feira), diante da falta de diálogo por parte do Governo do Estado decidiu em assembleia geral ocupar a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) após ato em frente à governadoria do estado. Cerca de 3 mil pessoas entre trabalhadores, professores e estudantes participaram do ato. Segundo Rui Oliveira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) declarou que a ocupação assim como a greve é por tempo indeterminado, amanhã (19/04), quinta feira, os professores farão nova assembleia geral na ALBA para definir os rumos da greve e se continuarão ocupando o espaço.
A greve foi deflagrada pelo não cumprimento do acordo assinado pelo Governador Jaques Wagner referente ao aumento do salário dos professores em 22,22%, fazendo-se cumprir a lei que regulamenta o piso da categoria.
 Até então o Governador do Estado não se pronunciou positivamente para avançar no diálogo com os professores, primeiro tachou a greve de ilegal e depois Caio Druso, procurador do Estado declarou que será cortado ponto dos professores.
Esperamos que esse impasse seja resolvido da melhor forma possível, a retomada imediata do diálogo.

Abaixo confira vídeo da ocupação:


Nota da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) sobre a greve dos professores:

Professores da rede estadual de ensino, em assembleia realizada quarta feira (11/04) pela manhã, deflagraram greve da categoria por tempo indeterminado. O principal motivo da greve é que o Governo do Estado não cumpriu a Lei Federal que regulamenta o piso salarial dos professores, segundo os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) a greve só irá terminar quando o reajuste de 22,22% for alcançado.
Diante desse cenário, a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), entidade representativa dos estudantes secundaristas da Bahia, que sempre lutou para que a escola fosse um espaço democrático, entende a legitimidade da greve da categoria e apoia a luta das e dos trabalhadores. Reafirmamos a nossa opinião sobre a consolidação de uma educação de qualidade e isso passa pela valorização das e dos profissionais da educação.
Estaremos do lado dos professores, defendendo os direitos da categoria e lutando para que o Governado da Bahia pague o aumento regulamentado pelo MEC. Contamos com a sensibilidade do Governador Jaques Wagner para que esse impasse seja logo resolvido, efetive o direito da categoria já garantido por lei e para que principalmente os estudantes não tenham a qualidade de ensino, que já é precária, ameaçada infligindo às normas regidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt , Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diver...

Confira a Programação do 5° Congresso da UEB

PROGRAMAÇÃO 5° Congresso da União dos Estudantes da Bahia Credenciamento - Valor R$ 20,00 14 de junho – sexta-feira Abertura: 19h: Ato de abertura do Congresso – Leitura e aprovação do regimento. 15 de junho – sábado – manhã Debate: Desafios do Ensino Superior baiano - Expansão com Qualidade de Ensino e Assistência Estudantil. Horário:  8h 15 de Junho – sábado – tarde Painel 1: Tema: Para onde vão as Universidades Estaduais? Um debate sobre financiamento e qualidade das estaduais da Bahia. Horário: 13h Painel 2: Tema: A regulamentação do Ensino Superior Privado e a implementação de políticas de permanência estudantil. Horário: 13h Painel 3: As Novas Federais: Implementação a serviço do desenvolvimento do Estado.   15 de junho – sábado – tarde – 2° parte   ABERTURA COPA DAS CONFEDERAÇÕES Brasil X Japão Horário: 15:30h 15 de junho – sábado – tarde – 3° parte  GRUPOS DE DISCUSSÃO – GD’s 15 de junho ...