Pular para o conteúdo principal

Rejeição JÁ


Diretores da UEB, UNE, ABES e UBES fizeram hoje (28/04) uma blitz durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Salvador, entregando uma carta aos parlamentar pedindo que rejeitem as contas do prefeito, que teve pelo segundo ano consecutivo parecer técnico do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) de rejeição.

Diretores da UNE e UEB tentam convencer vereador Téo Senna a votar pela rejeição das contas após vereador ter declarado que votará a favor.
           A falta de investimento de 25% da renda do município em educação e 15% em saúde como garante a constituição, um dos motivos que levaram os estudantes a pedirem a rejeição das contas do prefeito, além de uma série de irregularidades como a falta de comprovação efetiva de gasto de parte da renda do município. Durante a cessão o Vereador Sandoval Guimarães fez a leitura da Carta entregue pelas entidades e a Vereadora Aladilce enfatizou a necessidade de se ouvir o pedem os estudantes.


            Amanhã (quinta feira) os estudantes continuarão a luta pela rejeição na Jornada de Lutas que terá sua concentração a partir das 9h na Praça do Campo Grande.

Confira abaixo as fotos e a Carta entregue aos Parlamentares.
        

Os Estudantes em conjunto com os Movimentos sociais pedem que os vereadores aprovem o relatório do TCM que reprova as contas do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro
Nós, moradores de Salvador e integrantes dos movimentos estudantis e sociais, abaixo- assinados pedimos aos senhores vereadores de Salvador que aprovem o relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que rejeita a prestação de contas do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, referentes ao ano de 2010.
Os motivos para a nossa solicitação estão no relatório do TCM, que mostram, através da análise das informações prestadas pela própria Prefeitura, que o prefeito não cumpriu a determinação constitucional de aplicar pelo menos 25% em educação e 15% na saúde, contratou serviços e trabalhadores sem licitação ou concurso público, além de ignorar reiteradamente a Lei de Responsabilidade Fiscal, já que sempre gasta anualmente mais do que arrecada, aumentando assim o endividamento do município.
Além disso, esta não é primeira vez que o prefeito tem as contas rejeitadas pelos mesmos motivos. Isto já aconteceu no exercício de 2009, quando o prefeito conseguiu um liminar para evitar judicialmente a análise das suas contas pela Câmara de Vereadores.
Por isso, nós solicitamos que os senhores vereadores analisem com muito cuidado as contas de 2010, acatando o parecer do Tribunal de Contas. Esta é uma maneira de evitar que os erros na gestão dos recursos públicos continuem em 2012, já que em se mantendo a tradição até o momento, certamente o mesmo aconteceu em 2011.
Cientes de que os senhores vereadores votarão de acordo com os interesses da população, pedimos que abram mão do voto secreto e declarem abertamente o voto na confirmação do parecer do TCM.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt , Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diver...

UNE Convoca Reunião da Diretoria Plena

Com o objetivo de discutir pontos relevantes das bandeiras de luta do movimento estudantil no Brasil e em cada região do país, a União Nacional dos Estudantes convoca a reunião de sua diretoria plena para os dias 7 e 8 de fevereiro, em São Paulo. Essa é a 2ª reunião do pleno realizada nesta gestão e deve contar com a participação de dirigentes de todos os estados brasileiros e apoio de diversas entidades ligadas ao movimento estudantil. A diretoria plena da UNE é composta por 85 integrantes, mas a reunião é aberta e qualquer estudante pode participar. “Gostaríamos de convidar os representantes de DCEs, DAs, CAs, federações e outras entidades. É interessante a participação de toda a rede do movimento para que possamos planejar de maneira democrática as próximas atividades da gestão. É um momento de muito entusiasmo e muita expectativa dos estudantes brasileiros”, ressaltou o presidente da UNE, Daniel Iliescu. A ocasião é importante, pois a diretoria plena da entidade se reúne...