Pular para o conteúdo principal

Educação tem que ser 10



Brasília, 31 de agosto de 2011, a UNE e a UBES convocam a Jornada Nacional de Lutas, 12 mil se concentram na frente do Banco Central, lavam a rampa do banco e seguem para o MAIOR ATO DO ANO até então, as bandeiras “10% do PIB investidos em Educação, 50% do Fundo Social do Pré-Sal destinados a educação” ganham força, em todo Brasil, estudantes se reúnem com as UEE’s e dão início as jornadas estaduais de lutas. Junto com a UNE e a UBES se fez presente a Presidente da Federação Chilena de Estudantes Camila Vallejo.


O ato prosseguiu muito forte nas ruas de Brasília, estudantes de todo o Brasil presente na grande Jornada Nacional de Lutas!

Durante a manifestação o Presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia recebeu diretores da UNE e da UBES, logo após a Presidenta Dilma também recebeu os diretores da UNE e da UBES que entregaram uma carta com várias reivindicações.

Esse foi um ato de extrema importância, pela luta que está sendo travada que não é fácil. No PNE aprovado em 2001 foi aprovado o investimento de 7% do PIB em Educação, em 2011 vence esse plano sem nem ter chegado próximo o investimento em educação. Diante da situação da educação no Brasil, a necessidade de democratizar mais o acesso ao ensino superior e melhorar a educação de base a UNE, a UBES junto com as UEE’s levantam a bandeira de 10% do PIB investidos em educação, além da derrubada do veto da emenda UNE que foi aprovada no Congresso Nacional, mas foi vetada pelo ex-presidente Lula.
Muitos jornalistas, repórteres estavam presentes cobrindo a manifestação, muitas dessas tentaram desqualificar o movimento, reduzindo o número de pessoas presentes ao exibir as matérias, ou até mesmo inventando situações, mas algumas mídias conseguiram ser imparciais, confiram abaixo os vídeos.





Confira Entrevista de Camila Vallejo ao R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt , Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diver...

UNE Convoca Reunião da Diretoria Plena

Com o objetivo de discutir pontos relevantes das bandeiras de luta do movimento estudantil no Brasil e em cada região do país, a União Nacional dos Estudantes convoca a reunião de sua diretoria plena para os dias 7 e 8 de fevereiro, em São Paulo. Essa é a 2ª reunião do pleno realizada nesta gestão e deve contar com a participação de dirigentes de todos os estados brasileiros e apoio de diversas entidades ligadas ao movimento estudantil. A diretoria plena da UNE é composta por 85 integrantes, mas a reunião é aberta e qualquer estudante pode participar. “Gostaríamos de convidar os representantes de DCEs, DAs, CAs, federações e outras entidades. É interessante a participação de toda a rede do movimento para que possamos planejar de maneira democrática as próximas atividades da gestão. É um momento de muito entusiasmo e muita expectativa dos estudantes brasileiros”, ressaltou o presidente da UNE, Daniel Iliescu. A ocasião é importante, pois a diretoria plena da entidade se reúne...