Sempre muito representativa a UBES esteve presente em várias lutas importantes como a resistência a ditadura, a luta pelo passe estudantil em eventos culturais, o petróleo é nosso, direito de voto aos 16 anos, diretas já, fora Collor, fora FHC entre muitas outras lutas que ajudaram a construir a democracia no nosso país. Em toda sua história a UBES sempre teve um claro compromisso com a educação pública de qualidade e atualmente emplaca a bandeira de 50% do Fundo Social do Pré-Sal investidos em Educação e no mínimo 10% do PIB investidos em Educação até 2014.
No ano de 1960 a UBES sofreu um duro golpe da ditadura militar, os dirigentes e militantes foram perseguidos e muitos foram exilados, com isso a entidade ficou debilitada, sendo totalmente extinta em 1969. Mas em 1981 na cidade de Curitiba no estado do Paraná, a UBES foi reconstruída, quando as entidades de base conseguiram se fortalecer nos chamados centros cívicos, começaram a partir daí a reaparecer grêmios estudantis e um movimento nacional pela reconstrução da UBES.
Hoje no dia 25 de Julho de 2011 a União Brasileira de Estudantes Secundaristas completa 63 anos de fundada, com uma belíssima história de lutas e vitórias, A União dos Estudantes da Bahia parabeniza a todos que ajudaram e ajudam a construir essa entidade representativa e de luta nesses 63 anos.
Vídeo Comemorativo dos 60 anos da UBES
Comentários
Postar um comentário