Nota de Pesar pelo Falecimento do Presidente da União Nacional dos Estudantes - UNE (1960-61) Oliveiros Guanais Aguiar
A União dos Estudantes da Bahia lamenta o falecimento de Oliveiros Guanais e faz coro à nota de pesar elaborada pela UNE, reproduzida abaixo:
"É com grande pesar e tristeza que recebemos nesta segunda-feira, dia 23 de novembro de 2010 a notícia do falecimento de Oliveiros Guanais Aguiar, Presidente da União Nacional dos Estudantes entre 1960 e 1961.
Oliveiros Guanais, como ficou conhecido no movimento estudantil, foi presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e, posteriormente, eleito Presidente da UNE. Formado em Medicina, Guanais continuou sua “militância” no Conselho Federal de Medicina e teve sua trajetória profissional reconhecida presidindo o 22º Congresso Nacional de Anestesiologia.
Há 50 anos sua gestão realizava o Seminário Nacional de Reforma Universitária em que a UNE elaborou, pela primeira vez, seu programa para a Universidade Brasileira, a Declaração da Bahia.
Lamentamos profundamente sua morte e retomando um trecho da Declaração da Bahia, da qual foi um dos principais artífices: “(...) uma Universidade infiel às suas responsabilidades históricas estará conformando uma sociedade incapaz de auto superar-se, insensível à crítica.”
Nossa geração lhe é grata e a nossa luta por uma Universidade a serviço do povo brasileiro persiste!
São Paulo, 23 de novembro de 2010
União Nacional dos Estudantes"
União Nacional dos Estudantes"
Comentários
Postar um comentário