Pular para o conteúdo principal

12° Seminário do CUCA da UNE


O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (CUCA da UNE) realizará seu 12º Seminário Nacional marcado para o dia 28 de Julho no Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo apresentar a primeira minuta do Plano Nacional de Cultura e Educação como projeto de Extensão para as Universidades.
Para o diretor do CUCA da UNE, Rafael Buda, esse plano foi idealizado durante a II Conferência Nacional de Cultura e levou 1 ano para ser formulado. “Ele traz a possibilidade de envolver as instituições de ensino superior, as escolas, os agentes e produtores culturais, os pontos de cultura e claro o jovem estudante, que será como uma ponte para essa iniciativas”, afirmou.
O encontro tem ainda como convidados representantes da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, além disso, a programação será inteiramente gratuita, aberta ao público interessado e está pensada de forma a trabalhar a linguagem artística e acadêmica juntas, intercalando assim as falas dos convidados e do próprio público com o Ritmo e Poesia do MC Durango Kid.

Sobre o Cuca da UNE
O Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE (CUCA) é um projeto que completará 12 anos de existência, dando continuidade das iniciativas culturais da UNE, dentro das universidades brasileiras. Trata-se de uma rede com núcleos em 15 estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Amazonas, Piauí, Bahia, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Maranhão, Roraíma, Rio Grande do Norte e Pernambuco), que promove ações em diversas linguagens como audiovisual, artes plásticas, literatura, teatro e música.
Surgido em 2001, durante a segunda Bienal de Arte e Cultura da UNE, o CUCA surgiu algumas décadas após a rica experiência do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, que transformou os movimentos culturais e de juventude brasileiros no início dos anos 60.

Serviço
O que?
12º Seminário Nacional do CUCA da UNE
Quando?
data / horário: 28 de Julho (Sábado) / das 15 as 18hs
Local?
Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Müller, nº3 – Botafogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem

4° Congresso elege novo Presidente da UEB

Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus que aconteceu 4º Congresso da UEB. União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho. A união dos estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt , Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo, Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diversos