Pular para o conteúdo principal

#OcupeBrasilia



      Durante os dias 6 a 14 de dezembro, a UNE e a UBES e entidades estaduais (UEE e UEE's) levam cerca de 300 estudantes divididos em 120 barracas para acampar em frente ao Congresso Nacional e a Explanada dos Ministérios para acompanhar importantes agendas do Congresso Nacional, a primeira foi a tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) da PLS 138/11 que destina 50% do Fundo Social do Pré Sal pra educação e ciência e tecnologia, projeto apresentado pela UNE e Pela UBES que foi aprovado e vetado pelo então Presidente Lula, a luta é para derrubar esse veto, e essa luta avançou mais um passo com a APROVAÇÃO na CE.


        E ainda no 1° dia todos também foram acompanhar a leitura do relatório do PNE feita pelo relator Deputado Angelo Vanholi e fazer pressão pelo investimento de 10% do PIB em Educação, a UEB marcou presença com 4 diretores na comissão especial do PNE.


       A votação do Relatório Final da Lei Geral da Copa aconteceria na terça feira dia 07 foi adiada por falta de acordos, e mais uma vez os estudantes estavam lá em peso para garantir a meia entrada estudantil na copa do Mundo.


      A ultima agenda acompanhada com uma certa "pressão" foi a votação do Estatuto da Juventude pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), que também foi adiada para a próxima quarta feira (21). Na entrada do senado os estudantes encontraram problemas com a policia do senado que segundo o chefe de segurança estavam orientados pelo presidente da comissão a não permitir a entrada dos estudantes, no calor da emoção para entrar no senado aconteceu um empurra empurra e os policiais se excederam usaram spray de pimenta e alguns chegaram a sacar armas de eletrochoque (taser), logo depois com a chegada do Senador Requião, a entrada dos estudantes foi autorizada e todos entraram no senado. Na saída todos foram para o salão azul e fizeram um ato simbólico que foi o baba pela meia entrada.


      O acampamento foi cercado pela irreverência dos estudantes, programação cultural e vários debates, atividades importantes como a posse da diretoria 2011-2013 da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e reunião de diretoria executiva da UNE, ao completar uma semana acampados os estudantes se banharam no espelho d'água do Congresso, dezenas de parlamentares foram visitar os estudantes acampados, entre eles o Presidente da Câmara dos Deputados o Dep. Marco Maia, se fizeram presentes também ex diretores da UNE e da UBES. A UEB se orgulha de ter participado diretamente desse grande acampamento tão decisivo e que marca mais um ponto forte na história da luta estudantil do Brasil.

Diretores da UEB presentes no #OcupeBrasilia

Posse da nova diretoria da UBES (2011-2013) #OcupeBrasilia

Marcha das Vadias e Parada Gay do #OcupeBrasilia

Cine #OcupeBrasilia

Banho no espelho d'água em comemoração a 1 semana de #OcupeBrasilia

Reunião de Diretoria Executiva da UNE no #OcupeBrasilia - Mesa
Roda de debate no #OcupeBrasilia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Repúdio a Ação Truculenta da PM contra Estudantes e Professores da FTC

“Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações”  (Hino da Bahia)             Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.  A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque. Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do  Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tr...

#LeiCulturaViva Aprovada: Vitoria da Cultura Brasileira!

Aprovado pela Câmara, projeto vai à sanção presidencial Momento histórico para a cultura brasileira. Foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira (1/07) , o projeto de lei que institui o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, o chamado Cultura Viva, e estabelece normas para seu funcionamento. Agora, o documento segue para sanção presidencial. De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o projeto transforma o já existente programa Cultura Viva em Política Nacional. Com sua consolidação como política permanente de estado, a intenção será promover permanentemente a produção, a difusão e o acesso aos direitos culturais dos diferentes núcleos comunitários de cultura. Para a diretora de cultura da UNE, Patrícia de Matos, a aprovação possibilita a superação dos limites burocráticos e institucionais que impedem que essa política possa se desenvolver plenamente. ‘’ Sem dúvida, a aprovação da lei é uma das maiores vitórias dos últimos anos e só foi po...

Revolta do buzu em Vitória da Conquista

Depois de 15 dias de muita mobilização estudantil, passeatas, ocupações, assembléias, movimento em frente às garagens, muito diálogo com a prefeitura, chegou ao fim no final da tarde do dia 22 de agosto a Revolta do Buzu de Vitória da Conquista, com mais de 90% das pautas atendidas. Foram alcançadas as seguintes conquistas: Meia passagem estudantil o ano todo, já a contar partir das próximas férias; Aumento e renovação da frota com acessibilidade para portadores de deficiência, o aumento imediato de 22 ônibus sendo 20 com acessibilidade para portadores de deficiência; Implantação imediata do bilhete único, trazendo significativa economia para quem precisa realizar mais de uma viagem ao seu destino final; Ampliação dos postos de recarga e venda de bilhete eletrônico e aumento no número de guichês nos postos já existentes; Implantação de câmeras de monitoramento no interior dos ônibus; Compromisso da prefeitura em não dar iniciativa ao aumento da tarifa de transporte durante o próximo ...