Pular para o conteúdo principal

#OcupeBrasilia



      Durante os dias 6 a 14 de dezembro, a UNE e a UBES e entidades estaduais (UEE e UEE's) levam cerca de 300 estudantes divididos em 120 barracas para acampar em frente ao Congresso Nacional e a Explanada dos Ministérios para acompanhar importantes agendas do Congresso Nacional, a primeira foi a tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) da PLS 138/11 que destina 50% do Fundo Social do Pré Sal pra educação e ciência e tecnologia, projeto apresentado pela UNE e Pela UBES que foi aprovado e vetado pelo então Presidente Lula, a luta é para derrubar esse veto, e essa luta avançou mais um passo com a APROVAÇÃO na CE.


        E ainda no 1° dia todos também foram acompanhar a leitura do relatório do PNE feita pelo relator Deputado Angelo Vanholi e fazer pressão pelo investimento de 10% do PIB em Educação, a UEB marcou presença com 4 diretores na comissão especial do PNE.


       A votação do Relatório Final da Lei Geral da Copa aconteceria na terça feira dia 07 foi adiada por falta de acordos, e mais uma vez os estudantes estavam lá em peso para garantir a meia entrada estudantil na copa do Mundo.


      A ultima agenda acompanhada com uma certa "pressão" foi a votação do Estatuto da Juventude pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), que também foi adiada para a próxima quarta feira (21). Na entrada do senado os estudantes encontraram problemas com a policia do senado que segundo o chefe de segurança estavam orientados pelo presidente da comissão a não permitir a entrada dos estudantes, no calor da emoção para entrar no senado aconteceu um empurra empurra e os policiais se excederam usaram spray de pimenta e alguns chegaram a sacar armas de eletrochoque (taser), logo depois com a chegada do Senador Requião, a entrada dos estudantes foi autorizada e todos entraram no senado. Na saída todos foram para o salão azul e fizeram um ato simbólico que foi o baba pela meia entrada.


      O acampamento foi cercado pela irreverência dos estudantes, programação cultural e vários debates, atividades importantes como a posse da diretoria 2011-2013 da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e reunião de diretoria executiva da UNE, ao completar uma semana acampados os estudantes se banharam no espelho d'água do Congresso, dezenas de parlamentares foram visitar os estudantes acampados, entre eles o Presidente da Câmara dos Deputados o Dep. Marco Maia, se fizeram presentes também ex diretores da UNE e da UBES. A UEB se orgulha de ter participado diretamente desse grande acampamento tão decisivo e que marca mais um ponto forte na história da luta estudantil do Brasil.

Diretores da UEB presentes no #OcupeBrasilia

Posse da nova diretoria da UBES (2011-2013) #OcupeBrasilia

Marcha das Vadias e Parada Gay do #OcupeBrasilia

Cine #OcupeBrasilia

Banho no espelho d'água em comemoração a 1 semana de #OcupeBrasilia

Reunião de Diretoria Executiva da UNE no #OcupeBrasilia - Mesa
Roda de debate no #OcupeBrasilia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abaixo assinado 10% do PIB e 50% FS do Pré Sal Já

Para participar do Abaixo assinado click na imagem

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB

Nota em apoio a Luta do Movimento Estudantil Unificado da UFOB A União dos Estudantes da Bahia - UEB vem a publico declarar apoio a luta dos estudantes da nova Universidade Federal do Oeste Baiano. Em meio tantas lutas e mobilizações no Brasil inteiro por mais avanços na Educação, em Barreiras não é diferente, estudantes se mobilizam e ocupam a Universidade por mais conquistas. A UEB e a UNE encaram a mudança do antigo Campus da UFBA – Barreiras para UFOB como uma grande vitória do movimento estudantil que historicamente lutou pela expansão das universidades por todo Brasil. E é com esse clima de vitória e comemoração que nos somamos à luta dos Estudantes da UFOB por mais qualidade. Acreditamos que, agora, com orçamento próprio a UFOB precisa avançar nas mudanças e tornar a universidade cada vez mais democrática, com mais assistência estudantil, mais infraestrutura. Fazemos o apelo para que a Reitoria possa se comprometer com as bandeiras estudantis, para que assim possamos obte

UNE Divulga Carta Aberta aos Estudantes

CARTA AOS ESTUDANTES BRASILEIROS Brasil, 7 de setembro de 2011 Neste dia de simbolismo inegável e de valor histórico ainda em construção, ecoando com os brados daqueles que, durante os últimos 189 anos, continuam a gritar pela independência de todas e todos brasileiros, deixam-se aqui as seguintes palavras, idéias e sonhos para a classe estudantil da nossa nação. O Brasil dos jovens de 2011 é um país em movimento, cada vez menos dependente de seus grilhões, mas ainda profundamente distante de ser livre. A independência, relembrada neste 7 de setembro, é um processo de caminhar, é o desejo de atravessar a ponte histórica que levará o país ao futuro. É a perspectiva de deixar, na outra margem, a desigualdade social, a opressão e exclusão da juventude, a miséria, a injustiça, os preconceitos de todos os tipos contra as mulheres, negros, idosos, gays, lésbicas, pobres, nordestinos, analfabetos e tantos outros representantes do povo não favorecido deste país. O Brasil dos estudantes dest